Recursos Naturais & Energias Renováveis - O que são?



Falando em natureza... Pode-se definir, de modo geral, o recurso natural como todo bem fornecido pela natureza e que é passível de uso pela humanidade. Os recursos naturais podem ser divididos em dois grupos: renováveis e não renováveis.

Os recursos renováveis são aqueles que são suscetíveis de processo de regeneração quando utilizados. Isso é dado de acordo com o tempo, sendo, nesse caso, um curto período de tempo; como a água, o solo, a vegetação e a fauna.

Ressalta-se que as espécies de fauna e flora, uma vez extintas, não são renováveis. Isso quer dizer que há grande importância na conservação. Definir o recurso natural como renovável não quer dizer que esse seja passível de consumo ou uso descontrolado.

O recurso não renovável é aquele que, ao ser utilizado, não é passível de uma regeneração/recomposição dado curto e médio espaço de tempo. Um exemplo: os minerais (a escala de tempo aqui é uma escala que tende à escala de tempo geológica).

Ao tratar de recursos naturais podemos explorar o assunto de recursos energéticos. A energia, por definição, é a capacidade de produzir trabalho. A princípio o homem utilizava forças naturais para se locomover, como o vento nas velas dos navios ou o fluxo dos rios.

Não havia a transformação de matéria em energia, mas com o passar do tempo houve um aumento do consumo energético, bem como a diversificação das fontes energéticas. Vale destacar que a diversificação foi ocorrendo na medida em que as necessidades sociais foram se modificando.

A Revolução Industrial causou uma explosão no consumo de recursos naturais para a transformação em energia. A força, principalmente humana, foi aos poucos substituída pela força das máquinas. A princípio utilizava-se o carvão para mover os motores. Com o advento tecnológico dos motores movidos a petróleo, o carvão foi sendo substituído.


Você sabia que há energia por toda parte? Sim, é verdade. Segundo Nikolas Tesla há energia por todo o espaço, só precisamos dominá-la para a utilizarmos. O melhor disso tudo é que existem possibilidades inesgotáveis de energia! Fontes de energia provindas da natureza que não se esgotam; são as chamadas energias renováveis.


As fontes de energia renováveis têm representação de 43,8% (ver tabela abaixo) na oferta interna de energia na matriz energética brasileira (2017) segundo o Ministério de Minas e Energia. De 2007 até 2014 houve uma queda nesse quadro, seguido de aumento nos anos seguintes. Com queda e aumento seguidos no quadro de energias renováveis na matriz energética brasileira, hoje, mesmo comparado a 2007, utilizamos menos as fontes de energias renováveis do que há 10 anos. Isto é, o consumo de energia que provem de energias renováveis é menor hoje do que há 10 anos.


As principais variedades de energias renováveis são:

Energia eólica: a energia do movimento do ar (advecção) pode ser convertida em eletricidade através do movimento de rotação de turbinas. Seu aproveitamento começou a ser explorado com mais força na década de 80. Anteriormente era mais utilizada em países mais ricos, por ser dispendioso. Atualmente sua tecnologia, ainda dispendiosa, é de mais fácil acesso e se barateou devido ao estudo mais aprofundado feito sobre.


Energia geotérmica: a energia terrestre pode ser convertida em energia térmica para o aquecimento de matéria, geralmente utilizada a energia de origem vulcânica. Os países da América Central estão entre os maiores produtores mundiais dessa forma de energia. Os destaques na América Central de uso dessa fonte de energia são: Nicarágua, Costa Rica e El Salvador.


Energia hidráulica: a energia do fluxo de água pode ser convertida em energia elétrica através do movimento de rotação de turbinas. É o processo de transformação de energia mais eficiente no Brasil, dotado de grande capacidade hídrica (rios, riachos e córregos).


Energia solar: a energia solar pode ser convertida em energia elétrica ou térmica através das placas solares ou outros métodos de retenção de calor. A princípio é uma forma de energia utilizada isoladamente, em projetos descentralizados. Há a criação de grandes fazendas de energia solar, mas ainda hoje não é na mesma escala dos parques eólicos.


Energia da Biomassa: é a energia obtida através da decomposição de matéria orgânica, que gera um gás. Esse gás é utilizado para a transformação energética. O biodigestor é o responsável por realizar o processo de decomposição do material orgânico. É um processo muito comum na Índia e China e cresce exponencialmente no Brasil, dada a grande escala de produção rural. Pode ser potencializado o uso dessa fonte se fizermos a coleta seletiva do lixo, separando o material orgânico, ou se aproveitarmos os dejetos para a utilização do gás metano.


Energia maremotriz: é gerada através da variação altimétrica e fluxo das marés (energia das marés) ou pode ser gerada também pelo movimento das ondas (energia das ondas).  A energia das marés se dá com o movimento das marés, que gira as turbinas, gerando energia elétrica através da energia mecânica. É um processo semelhante ao da geração de energia através da hidráulica. Já a energia das ondas é gerada por um movimento de subida e descida da onda, dando potência a um êmbolo, que se move de acordo com esse movimento vertical num cilindro. Esse movimento pode alimentar um gerador, que por sua vez gera energia. Semelhante ao movimento de rotação nos cilindros dos motores dos automóveis.

Energia das marés

Energia das marés
Energia das marés


Energia das ondas

Prós e contras das energias renováveis

Eólica

Pró: poluição tende a zero. Pode complementar às redes tradicionais de energia e aliviar o sistema.

Contra: está sujeita a variação do vento, sendo instável, dispendioso e com índice considerável de poluição sonora.

Geotérmica

Pró: custo menor comparado às outras fontes de energia renovável. Explorada amplamente, possuindo muita tecnologia desenvolvida a respeito.

Contra: viável apenas em determinadas regiões, ou seja, é selecionada pelas condições geográficas/geológicas do local (exclue a possibilidade no Brasil). É utilizada apenas como auxiliar nos sistemas de calefação.
  
Solar

Pró: índice de poluição tende a zero. versátil e útil como fonte complementar (ou até completa) de energia em residências e áreas rurais distantes.

Contra: ainda muito dispendioso. É um investimento de médio/longo prazo para se manter a estabilidade do custo-benefício. As condições geográficas e climáticas também são um empecilho, sendo bem aproveitada apenas em regiões bem ensolaradas.

Biomassa

Pró: aproveita os restos orgânicos, reduzindo o desperdício.

Contra: seu uso em larga escala é barrado devido aos limites sazonais, isto é, época ou estação. Redução nos períodos de entressafra. Pode ser poluente dependendo do manejo dos resíduos.

Hidráulica:

Pró: seu custo-benefício (econômico) de produção é alto, levando em consideração a quantidade de energia gerada e o desenvolvimento local (turismo, geração de emprego etc.) e não há poluição direta considerável.

Contra: provoca grandes impactos ambientais (fragmentação de ecossistemas), provocando grandes mudanças nos ecossistemas; alteração do solo e leito (bem como o fluxo) do rio; deslocamento populacional, forçando um êxodo dessa região; custo de instalação alto.

Maremotriz

Pró: não há poluição direta considerável, é uma fonte certa de energia, pois sempre haverá movimento das marés e ondas (portanto inesgotável) e a sua produção é de rotina (fiabilidade).

Contra: produz pouca energia; custos de instalação altos; depende de fatores geomorfológicos para instalação; exige variação do nível das marés elevado (cerca de 6 metros); pode causar grandes impactos ambientais por se tratar geralmente de zonas estuarinas (fragmentação de ecossistemas).

A geração de eletricidade por fonte energética se dispõe no quadro abaixo. Avalie qual fonte de energia que corresponde a maior parte da oferta energética e faça as comparações em relação às regiões. Desse modo faça a comparação das fontes e regiões considerando a geomorfologia e a geologia da região, dispondo também da capacidade instalada de geração de energia por região.

Balanço Energético Nacional (ano base: 2016)

Balanço Energético Nacional (ano base: 2016)

Tenha sempre em mente que a economia de energia vai beneficiar você. Entenda economia de energia como a economia da energia que provêm do sistema fornecedor de energia local (CEB, no caso de Brasília; EDP em São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Pará, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; etc.). Procure investir no consumo de energia através do uso de fontes renováveis. Assim estará fazendo investimentos de longo prazo que serão sentidos no seu bolso e o planeta agradece.

Comentários