Cartografia nos JOGOS!

Os mapas têm se mostrado peças fundamentais nos jogos atualmente. A cartografia está presente nas telas mais do que você imagina. Jogos em que diversos elementos da natureza se mostram presentes têm sua representação em mapas para, desse modo, melhorar sua jogabilidade. Vão além da simples orientação, têm também a função de auxiliar na descoberta de novos mistérios escondidos nas fases.
Midnight Club 3: DUB Edition.

Alguns mistérios são independentes do modo campanha simples e servem não apenas para “zerar” o jogo. Muitas vezes há segredos escondidos nas fases que são possíveis de serem descobertos apenas pelo bom uso dos mapas disponíveis nos jogos. Descobrir esses mistérios permite uma melhor evolução do personagem, bem como das funcionalidades do personagem.
Tomb Raider (2013)

Os mapas devem ser feitos de maneira a agradar o jogador. Isto é, seu estilo deve corresponder às características do tipo de jogo. Por exemplo, em jogos de táticas militares o relevo e detalhes de locais para se esconder são muito importantes no mapa, de modo que o jogador construa as melhores táticas possíveis. A cartografia está servindo há anos o mundo dos jogos. O primeiro jogo “open world” de video game que utilizou deste recurso foi o SEGA’s “Jet Rocket” (1970), que se trata de um simulador de aviões de caça. Desde então é utilizado em centenas de jogos.
Jet Rocket (SEGA’s 1970).

Os jogos de “mundo aberto” como os das séries Grand Theft Auto, The Legend of Zelda, Skyrim, Tomb Raider, Just Cause, etc, trazem os mapas no jogo como necessidade. Sem os mapas o jogador perde muito tempo procurando o objetivo e pode se meter em perigos desnecessários no momento. Os mapas permitem uma maior interação do jogador com o jogo e uma melhor experiência.
Grand Theft Auto V

Os jogos de guerra jamais deixarão de lado a cartografia. Em alguns jogos, descobrir ou ir montando partes do mapa ao longo do jogo é uma das aventuras que fazem parte da história (campanha). No famoso Age os Empires, por exemplo, há a possibilidade de descobrir o mapa a medida que você se aventura pelo território. Isso permite que você saiba onde encontrar recursos e também a localização de seus inimigos.
Age of Empires 2.

Nos jogos de primeira pessoa, como os da saga Call of Duty, os mapas podem decidir o rumo o jogo. Se você sabe a localização do inimigo você traça uma estratégia rápida de ataque. Cada ataque bem sucedido é um passo para a vitória do jogo. Assim como no meio militar os mapas são essenciais, nos jogos que exigem táticas militares também trazem essa necessidade. Repare no canto superior esquerdo da imagem. Um mapa que te acompanha e pode te adiantar a posição dos seus inimigos e dos amigos, desse modo você pode traçar táticas rápidas.
Call of Duty - Modern Warfare 3.

Um jogador que consegue se dar bem com o mapa disponibilizado no jogo consegue com grande facilidade se desenvolver rapidamente, cumprir os objetivos do jogo e construir rotas estratégicas para alcançar seu alvo. Se orientar através desses mapas é tão importante quanto o personagem ter boas habilidades.


Terra Média - Senhor dos Anéis.

Exemplo de heatmap em jogos de futebol.

Game of Thrones - Map

Call of Duty - Modern Warfare 3 - Seatown map.

SIMCITY

Diablo's Series

Já pensou em juntar duas coisas que você ama? Se você trabalha com SIG (Sistema de Informação Geográfica) e é amante dos jogos, eis uma grande oportunidade para investir! Experimente utilizar com mais atenção os mapas nos jogos! Te Orienta!

Comentários