Climatologia e Meteorologia - Qual a diferença?


Já ouvi algumas vezes pessoas fazendo as seguintes perguntas: “Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?”. Provavelmente você já se perguntou isso também. Afinal, a "Maju do tempo" (Jornal Nacional) está mais para meteorologista ou climatologista? Esta pergunta pode ser respondida se você souber responder a seguinte pergunta: “Qual a diferença entre clima e tempo?

Tempo
De forma sucinta, o tempo está relacionado a algo momentâneo e local. Isto é, se dissermos que está quente, que o dia está ensolarado, ou que está chovendo e está frio, estamos falando de um comportamento atmosférico momentâneo. Portanto o tempo é um fenômeno momentâneo apenas.

Clima
O clima, por sua vez, está relacionado a um fenômeno durante um longo período de tempo com características específicas. É mais previsível e geograficamente diferenciado em maiores escalas. Ou seja, não é simplesmente local - como a chuva -, é algo regional, em maior escala (essa escala não é a escala cartográfica).

meteorologia está mais ligada ao estudo dos processos físicos dos fenômenos. Meteorologia é o estudo do tempo. É uma ciência que estuda os fenômenos atmosféricos imediatos e, dessa forma, é capaz de realizar a previsão do tempo. Já a climatologia está mais ligada à Geografia e se dedica a estudar o clima. Desse modo a climatologia estuda os fenômenos durante maior período de tempo, sendo de médio a longo prazo.

No caso da "Maju do tempo", pode-se dizer que ela joga nos dois lados quando apresenta os fenômenos atmosféricos, apesar de ser conhecida como a "Maju do tempo". Quando ela fala de precipitação e temperatura, ela está falando de meteorologia. Quando ela fala de verão, inverno, el niño ou la niña, ela está falando de climatologia.

Nota: É comum que se pronuncie “metereologia”, estando esta pronuncia incorreta. O certo é meteOrologia.

Comentários