Banho de FLORESTA! - Shinrin'yoku.


Existem diferenças entre realizar atividades na natureza e observar a natureza. Isto é, ao realizar atividades na natureza não necessariamente você estará em contato (no nível de observação) com a natureza. No entanto, ao observar a natureza, certamente você estará num nível alto de contato com a natureza e estará realizando uma atividade na mesma.

O contato, tato, observação e maior proximidade de um local natural trazem benefícios à saúde. Mais do que você pode imaginar. O Instituto Brasileiro de Ecopsicologia vem realizando estudos que podem apontar para esses benefícios. O chamado “Banho de Floresta”. Esse é o tratamento aplicado por esse instituto para aqueles que procuram benefícios de forma natural.

Shinrin’yoku (Banho de Floresta) é uma técnica japonesa. Essa técnica defende o ideal de que o seu tratamento pode ser a natureza. “Vá para uma floresta. Caminhe tranquilamente. Respire. Abra todos os seus sentidos. Esse é o método de cura Shinrin’yoku de terapia florestal. O método é simplesmente estar na floresta”

O objetivo do shinrin’yoku é realizar um passeio em meio à natureza. Você pode ficar por lá por uma hora, três, um dia ou mais. Independente do tempo que você permanecer lá os resultados aparecerão. Obviamente que quanto mais profundo seu contato com a natureza, mais benefícios poderá obter. Isso não quer dizer que se você simplesmente abandonar tudo e ir para a natureza você terá seus problemas resolvidos. Como foi dito, é uma técnica e existe uma metodologia de aplicação.

Alguns testes mostram que o simples fato de você observar a imagem abaixo pode te dar uma sensação de tranquilidade e paz.


Diga-me, você gostaria de estar nesse lugar? Parece tão distante de nós, não é mesmo? Esse é o canyon de Itaimbezinho – RS, aqui no Brasil.

Veja alguns benefícios do shinrin’yoku:

Impulso no funcionamento do sistema imunológico, com o aumento da quantidade de células exterminadoras naturais (NK – Natural Killers) do corpo;
Redução da pressão sanguínea;
Redução do estresse;
Melhora o humor;
Maior capacidade de foco, mesmo em pessoas com hiperatividade;
Recuperação acelerada de cirurgias ou doenças;
Acréscimo do nível de energia;
Melhoramento do sono.

Tente passar mais tempo em meio à natureza, a observá-la. Abra seus olhos e aperfeiçoe seus sentidos. Para iniciar, podes tentar praticando algumas atividades ao ar livre com focos específicos, de modo a ir se familiarizando ao contato com o natural. Tente: GEOCACHING, a caça ao tesouro mais divertida que você pode conhecer!



Comentários