Zoo, mocinho ou vilão?

Com o passar do tempo as questões animais vêm ganhando a mídia e com isso o zoológico vem ganhando foco e as pessoas querem saber se devem ou não apoiar. Bem, esse post não é sobre apoiar ou não apoiar, é mais algo sobre o porquê deles ainda existirem e quais os objetivos que muitos deles têm, e com isso, vocês tirem as suas conclusões.
Fonte: Gaston Lacombe

Quando o assunto é zoológico sempre vem aquela impressão que eles existem somente para o entretenimento do público, de certa forma, em alguns lugares isso ainda pode ser justificado, mas, isso não pode ser levado para todos. Muitos zoológicos hoje estão preocupados com outras coisas, pois, em um mundo que em quase 10 anos vem passando por diversas mudanças, sendo elas climáticas, ou a exploração dos recursos em excesso, a caça, enfim coisas que a gente já sabe (mas se você ainda tem dúvida clique aqui). De certa forma, os zoos tem a função de demostrar de uma forma clara a sua função e da contribuição que pode ajudar no papel da conservação.
Fonte: WAZA

O papel principal dos zoológicos tem que partir de um compromisso com a preservação do meio natural e assim promover recursos para a manutenção da conservação in e ex situ. Além de promover educação, contratar profissionais de várias áreas como veterinário, biólogos, zootecnistas etc. para que assim a rede de profissionais possa de acordo com as suas áreas se complementar e assim dar uma vida melhor ao animal, tanto fora quanto dentro, ajudando assim as espécies ameaçadas quanto o ecossistema delas.
Fonte: Pedro Ventura/Agência Brasília

De modo geral o zoo tem um compromisso com a conservação, pois, ele serve como um ex situ, muitos animais que chegam aos zoológicos precisam de ajuda antes de voltar à natureza, as vezes foram recolhidos de circos por maus tratos, uns são órfãos por algum motivo, enfim, de certa forma precisam de ajuda. Em relação aos recintos hoje, muito deles, buscam deixar o animal mais confortáveis e trabalhar com métodos de enriquecimento ambiental, ou seja, possibilitando que o animal apresente comportamentos considerados da espécie satisfazendo assim as necessidades físicas e psicológicas.
Fonte: Zoológico de Piracicaba

A questão principal aqui hoje é a pesquisa, não a pesquisa em comentários em redes sociais, digo pesquisar direto na fonte, vá aos zoológicos, siga eles na redes sociais, pergunte, vá atrás, pesquise, fique por dentro e veja o que o zoológico de sua cidade esta fazendo. Aposto que você irá descobrir muitos projetos que podem mudar a sua vida, saiba mais. Os zoológicos precisam de nós, para que assim o trabalho esteja completo. 
Fonte: André Borges (zoológico de Brasília)

Para mais informações acesse aqui.
Fonte: SZB