Grandes Felinos - E aí, vai encarar?

Em uma sessão da ONU, em 20 de dezembro de 2013, visando a conservação da natureza, foi decidido que o dia 3 de março seria a data da luta da conservação da vida selvagem. Hoje, o Dia Mundial da Vida Selvagem se tornou o evento mais importante dedicado à vida selvagem. No sábado (03/03) foi o Dia Mundial da Vida Selvagem e o tema neste ano o foi sobre os grandes felinos, intitulado: “Big cats: predator under threat” (Grandes felinos: predador sob ameaça).

Como todo dia é dia de se lembrar de como a conservação é importante, hoje, mesmo sendo 3 de abril, vamos falar desses animais tão incríveis em suas particularidades. Esses felídeos possuem uma grande distribuição geográfica, sendo encontrados em quase todas as biotas do planeta. Hoje vamos falar dos seguintes felídeos, as onças pintadas, os tigres e os leões e leopardo das neves.

Panthera onca

Do gênero Panthera, a Onça-pintada é o maior felídeo das américas. Seu corpo é coberto de pintas pretas, que chegam a formar formatos dos diversos tamanhos. Quando filhotes, esses animais abrem seus olhos pela primeira vez entre o 3º e 13º dia de vida, e em 40 dias já podem pesar cerca de 3 kg, permanecendo com as mães por 2 anos.

A espécie é encontrada nas planícies costeiras do México até a Argentina. No Brasil era encontrado em todo o território, porém hoje, esses animais são encontrados mais na região Norte, até o leste do Maranhão, em algumas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com maior foco no Pantanal. Também há relatos de aparições da espécie na Costa Atlântica do Brasil.


A Onça-pintada é considerada uma ótima nadadora, mergulhadora e escaladora. Ela geralmente habita em vegetações densas e locais onde o suprimento de água é abundante. Quando falamos de anatomia ou fisiologia, esses felídeos possuem uma fisiologia similar aos gatos domésticos. Eles são especialistas em caça e possuem unhas retráteis.  Em zoológicos esses animais possuem um manejo nutricional de estrema importância para evitar problemas metabólicos ou carência.

Panthera tigris

Com cerca de 170 kg e chegando a 2 metros a Panthera tigiris vem liderando o ranking de maiores felinos da família felidae. Esse animal pode ser encontrado na Ásia.  Seus filhotes nascem com menos de 1 kg e ficam sobre os cuidados da mãe em torno de três anos. Esse grande felino é encontrado na Ásia, mais aos poucos vem perdendo espaço no mundo. Estudos indicam que quase a população inteira dos tigres (95% dos tigres selvagens, segundo a WWF) desapareceu no século passado, isso seria um resultado da caça ou do desmatamento. Restam apenas 3900 na natureza.
  •  Quando começou?
O projeto começou em 2016 e tem como objetivo nos próximos 6 anos aumentar as áreas protegidas em cerca de um milhão de acres na Índia e Butão (localizado no sul da Ásia e considerado pela WWF o lugar mais crítico).
  •  A parceria da Discovery para a WWF:
O apoio que a WWF está recebendo da Discovery tem como finalidade ajudar a implantar termos para que o conflito entre os tigres e os humanos diminua. Para que haja uma manutenção do seu habitat é necessário que tenha um aumento no monitoramento, podendo ser feito através de armadilhas fotográficas, para assim melhorar as técnicas de segurança.


Por fim, há mais de um século o Tigre vem sumindo do mapa, e se continuar assim as futuras gerações só irão conhecer esses fantásticos animais através da internet ou pelos zoológicos. Não pode ser assim! Por causa da perda do habitat os tigres entram em constante luta com os seres humanos, além da caça ilegal por causa de seu couro e presas, ou para virar itens de coleção. 

Enfim, os animais foram feitos para correr pela natureza. Mas nós, humanos, precisamos aprender a viver em harmonia para que assim haja equilíbrio no ecossistema. Eles precisam da nossa ajuda. Não se trata de onde nós moramos! Sendo no Brasil ou do outro lado do mundo, no Golfo de Bengala (onde os tigres habitam). O local onde morarmos não nos faz menos responsáveis. Vivemos num mundo globalizado! De qualquer forma, lá os tigres, aqui as onças. Os animais precisam de nós, precisamos acordar e ajudar. 

Panthera leo

Panthera leo, conhecido popularmente como o rei dos animais. Chamado de Panthera leo persica (populações de leões asiáticos) e pantera leo leo (populações de leões africanos). Nos últimos 21 anos a população de leões vem caindo aproximadamente 43%. Esse declínio está relacionado com aquelas questões que estamos cansados de ver: perda de habitat; caça por falta de segurança dos humanos e falta de segurança da pecuária; etc.. Quando analisamos essa espécie é visto que o Leão está como vulnerável na lista vermelha.


Phantera uncia

Quando falamos da 
Panthera uncia, estamos falando de um animal incrível e versátil, que é encontrado em doze países na Ásia Central. Nos últimos anos a quantidade de Leopardo das Neves vem caindo. Uma característica desse animal é que ele é encontrado nas alturas, em montanhas com cerca de 3000 a 4.500 metros. Pela sua localidade é um animal difícil de ser encontrado. 

Esse felino pode pesar cerca de 50 kg, possui um pelo grande e é coberto por rosetas escuras (as manchinhas pretas).  Esses animais são predadores oportunistas podendo se alimentar de pequenos animais até presas maiores. O Leopardo das Neves é um animal pouco estudado, por apresentar hábitos reservados e por seu habitat ser tão peculiar. Por isso é menos conhecido que os demais felinos citados.

Bem, já estamos em abril. Porém, quando falamos de conservação, vale ser lembrado todos os dias que, mesmo que muitas dessas espécies não façam parte da nossa fauna é importante temos a conscientização e o sentido de conservação. Esses animais não precisam de dinheiro, eles precisam da nossa voz para espalhar ao mundo que eles precisam de espaço e que façamos a nossa parte com o devido respeito ao natural. Precisamos encontrar um meio termo. Para isso, busque informação! Te Orienta!

Fontes: 
WWF;
IUCN;
CUBAS, Z. S.; SILVA, J. C. R.; CATÃO-DIAS, J. L. Tratado de Animais Selvagens-MedicinaVeterinária. ROCA, São Paulo, 2006.

Comentários