Dia Mundial da Biodiversidade

Casal de Araras-Azuis-de-Lear


Brasília-DF, terça-feira (22/05/2018). Hoje, dia 22 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Diversidade Biológica, ou Dia Internacional da Biodiversidade! Com o objetivo de dar consciência à comunidade internacional sobre a necessidade de conservar e proteger a natureza e a diversidade mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou esta data especial em 1992.

Cachorro do Mato (Cerdocyon Thous)


Nosso país é guardião de mais de 116 mil espécies animais conhecidas e mais de 45 mil espécies vegetais catalogadas (2017). Apenas o Bioma Cerrado é responsável por mais de 7000 espécies de plantas (Mendonça et al., 1998). A Caatinga, por exemplo, possui cerca de 510 espécies de pássaros, incluindo as ameaçadas de extinção Ararinha-Azul e a Arara-Azul-de-Lear.

Harpia


O principal inimigo da biodiversidade em nosso país é o tráfico de animais silvestres. Os principais alvos são os psitacídeos (papagaios e periquitos), dendrobatídeos (rãs venenosas e coloridas), passeriformes (passarinhos), primatas e lepitópteros (borboletas). Se não houver permissão do órgão ambiental competente para a perseguição, captura e porte de animais silvestres para fins comerciais é caracterizado o tráfico.

Com o objetivo de conservar a biodiversidade foi criado, em 2007, o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O órgão federal é responsável, como sugere o nome, pela conservação da biodiversidade nacional. É uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente atuante em 332 Unidades de Conservação da Natureza, distribuídas por todos os biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal Mato-grossense e zona costeiro-marinha.

Borboleta Monarca


O órgão leva o nome de um conhecido internacionalmente ativista seringueiro, Chico Mendes. No final da década de 1980 Chico foi premiado na Inglaterra, recebendo o Global 500, prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi congratulado, também, nos Estados Unidos, com a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society.

Sede do ICMBio em Brasília-DF


Chico Mendes havia sido eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xarupi – AC. Como filho de seringueiro e também praticante da atividade, Chico lutava pelo direito dos seringueiros e da continuação de suas atividades, propondo a criação de Reservas Extrativistas no estado.

Chico Mendes


Apesar do reconhecimento internacional, Chico era cada vez mais ameaçado, culminando no seu assassinato em 22 de dezembro de 1988, nos fundos de sua casa em uma emboscada idealizada por Darly Alves, grileiro de terras.

Na década de 1990 foram criadas as primeiras Reservas Extrativistas do Brasil. Em 2018 (maio) já são 65 Reservas Extrativistas Federais, ocupando aproximadamente 12.907.425,00 hectares do território nacional. A categoria é de Uso Sustentável e vem sendo uma grande ajuda às populações tradicionais extrativistas.

Fonte: ICMBio


Uma importante etapa para a conservação é a aproximação da coletividade das Unidades de Conservação da Natureza. Nesse sentido o ICMBio tem se esforçado para aumentar o turismo nas suas unidades, principalmente nos Parques Nacionais. Em 2016 foram registrados 8 milhões de visitantes nos PARNAs.

Sapo-boi-azul


O ecoturismo ou turismo ecológico soma na conservação de modo que traz a comunidade para dentro da área com atividades positivas no sentido da conservação. O ecoturismo atrai o público para atividades que ajudam na qualidade de vida, conscientizam a comunidade sobre a importância de hábitos positivos para a qualidade ambiental e também trazem ganho para atividades econômicas para a região.

Tucano-de-bico-preto no Açaizeiro


Com isso há crescente número de serviços que dotam os Parques Nacionais de infraestruturas adequadas para receber visitantes, bem como incrementa seu plano de manejo, tornando efetiva a promoção de educação ambiental, que é uma das missões do ICMBio.

Tamanduá-bandeira - 2018 é o ano do Tamanduá


Visite Unidades de Conservação da Natureza! Ajude a conservar participando da pesquisa de Educação Ambiental e faça parte dessa conquista!

Comentários