Prevenção de Incêndios Florestais - Geotecnologias

Mapa de Acúmulo de Combustível - Brasília - DF

Você sabia que é possível prevenir incêndios usando geotecnologias? Sim, órgãos ambientais utilizam geotecnologias para prevenir grandes incêndios florestais. Tecnologias em prol da natureza.

Utilizando-se do sensoriamento remoto é feita a coleta de imagens de Landsat 8, de modo que nelas são trabalhados os endmembers, que são componentes que fazem parte da mistura espectral. Após o trabalho destas imagens em plataformas de SIG (Sistema de Informação Geográfica) é possível identificar as zonas onde há acúmulo de vegetação seca, bem como vegetação verde e solo exposto. Assim podemos saber quais são as áreas com risco potencial de incêndio!

São trabalhadas técnicas bem específicas de sensoriamento remoto. Por exemplo, para retirar a interferência atmosférica (ruído), retira-se algumas bandas da imagem. Assim a imagem fica a mais "limpa" possível, sendo o mais próximo possível do ideal. Dessa forma não são usadas todas as bandas da imagem.

Feito todo este processo, que é bem mais complexo do que o descrito aqui, torna-se possível o trabalho preventivo nestas áreas, onde o Manejo Integrado de Fogo pode ser feito, bem como outras técnicas, evitando futuros incêndios florestais!

Mapa de Acúmulo de Combustível - PARNA de Brasília

Comentários

  1. As pessoas poderiam aprender com artigos assim... Não podem continuar jogando bitucas de cigarro, queimando lixo e outras práticas corriqueiras da época de seca no DF. Os malefícios das queimadas atingem todos em forma de cadeia. E ao final de tudo?! A nossa saúde vai pagar a conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Bruno! Há dificuldade em relacionar a qualidade ambiental e a qualidade de vida! Faz parte da nossa mania de nos separarmos do ambiente ecológico, da natureza. Criamos um muro entre o homem e a natureza. Separarmos os dois causa em nós a ideia de que o que atinge a natureza não nos atinge. Enquanto agredirmos a natureza estaremos nos agredindo também, pois somos parte da natureza.

      Excluir
  2. Olá. Tudo bem? Poderia me disser quais bandas do Landsat 8 foram utilizadas para elaboração desse mapa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário