Recursos hídricos




Os recursos hídricos são compostos por todos os corpos d’água, superficiais e subsuperficiais (subterrâneos). A definição do termo hídrico é: tudo aquilo que contém ou é constituído por água. Portanto, a água em seus variados estados (líquido, sólido e gasoso) encontrados na natureza está incluso na composição dos recursos hídricos. Ou seja, rios, mares, lagos, nuvens, gelo, neve, tudo isso é recurso hídrico.

A área de estudo da Geografia compreende toda a faixa entre a tropopausa e a superfície terrestre, incluindo os solos. A Geologia estuda mais especificamente os elementos que estão na superfície terrestre e sob a superfície terrestre. Para fazer um estudo mais completo dos recursos hídricos é necessário ter conhecimentos de Geografia e Geologia, ou seja, é um assunto multidisciplinar.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97) traz fundamentos essenciais para a compreensão dos recursos hídricos:
I – a água é um bem de domínio público;
II – a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico
III – em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;
IV – a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;
V – a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
VI – a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

Isso nos diz que a água não é um bem privado, sendo de domínio público e limitado, isto é, não é um recurso renovável. Seu uso é variado servindo para diversos fins e a sociedade, bem como o Poder Público, devem participar da sua gestão.

Distribuição da Água

Igor Shiklomanov’s chapter “World fresh water resources” in Peter H. Gleick (editor), 1993, Water in Crisis: A Guide to the World’s Fresh Water Resources (Oxford University Press, New York)

Do total da água no planeta, 96,5% está nos oceanos, 0,9% em outras fontes salinas e 2,5% é água doce. Do total de água doce 68,7% está nas geleiras e calotas polares, 30,1% está em lençóis freáticos e 1,2% está na superfície e acima dela. Do total de água que está na superfície e acima dela, 69% são blocos de gelo no solo (ground ice) e pergelissolo, 20,9% são lagos, 3,8% é umidade do solo, 2,6% são pântanos e brejos, 0,49% são rios, 0,26% está em organismos vivos e 3,0% está na atmosfera.

O Brasil possui cerca de 12% da água doce disponível no mundo. Contudo, a distribuição regional é desequilibrada. O Norte concentra cerca de 80%, contendo 5% da população total, enquanto 45% da população possui acesso a apenas 3% dos recursos hídricos do país.

Prévia do Mapa Hidrogeológico do Brasil - CPRM



Cerrado, berço das águas
O segundo maior Bioma da América do Sul, o Cerrado, ocupa uma área de mais de 2 milhões de km², o que representa cerca de 22% do território nacional. Além de encraves no Amapá, em Roraima e no Amazonas, o Cerrado ocupa Estados como: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e o Distrito Federal.

O Cerrado, berço das águas, é o detentor de nascentes que alimentam as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, Prata e São Francisco), responsável, também, pela megabiodiversidade do Brasil.

Não apenas isso, mas o Cerrado contribui para 8 das 12 regiões hidrográficas do território nacional. 70% da água que deságua na foz da bacia do Tocantins-Araguaia e 50% da que deságua na foz rio Paraná vem dele. Da vazão do grande rio São Francisco, 90% é responsabilidade do Cerrado.

Na obtenção de energia provinda das hidrelétricas, o Cerrado é fundamental para 50% desta produção. Um Bioma que não apenas nos dá água e biodiversidade, mas também energia! 

A ocupação deste Bioma com plantações de grãos de forma descontrolada tem alterado o ciclo da água, o que acarreta em mudanças drásticas no Bioma, que pode deixar de ser o "berço das águas" mais cedo do que esperávamos. Já se perguntou qual a razão da falta d'água "repentina"? Tantos racionamentos em tantos os Estados, bacias que já não se enchem mais...

Veja também: 
Processo de Urbanização & Problemas Ambientais 
O que são Solos?
Recursos Naturais & Energias Renováveis - O que são?
Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605/98


Comentários